Quem faz dá a dica: Mateus Coelho

Mais um redator do mercado cheio de dicas para vocês. Desta vez é o Mateus Coelho, mineiro, vencedor do Young Lions MG 2013 e recém desembarcado no mercado de São Paulo. Um jovem redator que tem muito o que contar pra gente. Olha só:

 

Uma vez, tive um professor que explicava a matéria de uma forma. Se a turma não entendia, ele não repetia. Procurava outro caminho para explicar a mesma coisa. E fazia isso até todo mundo entender.

Fazer títulos é parecido com isso. Você fala do produto de uma forma, então fala de outra, busca uma terceira maneira, uma quarta etc.

Vamos pensar na prática. Imagine que você precise vender um carro dividido em várias parcelas. Você pode explorar caminhos como:

• Os atributos do carro
• As vantagens de dividir
• As vantagens de ter um carro novo
• O novo é melhor que o velho
• Di-vi-dir seu tí-tu-lo (como um anúncio do Banco Volkswagen)
• Diferenciais do modelo do carro
• Diferenciais da montadora
• Diferencias da revenda de carros
• E mais um bocado de caminhos diferentes.

Além disso, há algumas coisinhas que ajudam na hora de escrever.

INSPIRE-SE NO DIA A DIA.
Use experiências que você tem, situações do cotidiano, casos, piadas, situações com as quais o leitor vai se identificar.

SEJA SIMPLES E DIRETO. 
Você não precisa de uma frase rebusca ou cheia de inversões para seu título ser inteligente e interessante.

USE A ORDEM DIRETA SEMPRE QUE POSSÍVEL. 
É mais fácil de ler do que: Sempre que possível, use a ordem direta.

ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA. PARE, RESPIRE. ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA. 
Às vezes, você precisa levantar da sua cadeira, dar uma volta pela agência, pelo quarteirão, sair do computador nem que seja por um minutinho para refrescar a cabeça.

ENTENDA O UNIVERSO DO SEU PÚBLICO. 
Surfistas tem um mundo à parte. E, acredite, funcionários públicos também.

FALE A LINGUAGEM DO SEU CLIENTE. 
Título engraçadinho pode cair muito bem para uma cerveja e muito mal para uma mineradora.

LEIA MUITO E LEIA DE TUDO. 
Há várias formas de se contar uma história. E, quanto mais formas você conhece, mais maneiras você descobre de passar a sua mensagem. Romances, quadrinhos, tweets, roteiros, bulas, placas de aviso, anuários, Só Títulos. Diversifique as coisas que você lê.

DEIXE ACONTECER NATURALMENTE. 
Dicas e regras ajudam, mas, na hora de escrever, solte a mão. Não escreva se policiando o tempo todo. Depois de fazer diversas versões, aí sim, use seu filtro (baseado no briefing também) para escolher as melhores opções.

Boa sorte.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *