Cópia de títulos: o que são, como acontecem, como se reproduzem?

Ontem eu postei aqui no blog um anúncio off-road (do redator Lucas Saicali) com o seguinte título:

Lucas Saicali 1

Alguns minutos depois, recebi um inbox no Facebook de outro redator (o Rodrigo Carvalho) com uma peça cujo título seguia exatamente o mesmo raciocínio do anterior.

titulo off road so titulos

E agora, José? Isso é plágio? Se sim, quem copiou quem? Faltou criatividade?

Segura o seu lado crítico aí, pois este é um caso além da cópia. É um caso clássico de PENSA MAIS e ASSUNTO RODADO. Calma que eu vou explicar.

 

O pensa mais

O PENSA MAIS é o processo de fazer um brainstorm de títulos muito além da primeira página. Vou explicar melhor.

pensa mais redacao publicitaria

Você passa um dia inteiro fritando nos títulos para um anúncio que enchem uma página de word. Aí vem o seu diretor de criação, lê a página maravilhosa em 5 minutos e diz “pensa mais”.

Você quer matar seu diretor de criação! Você olha para aquele seu título favorito e que você achou genial, e não consegue acreditar que ele disse para você pensar mais!

Por favor, querido redator, não mate o seu diretor de criação. Se ele falar pra você pensar mais, ele na verdade é um grande diretor de criação que tem muito o que te ensinar.

Como ele pode te ensinar muito ignorando seu dia de trabalho? Simplesmente porque a primeira página é o raciocínio casca do ovo. São os caminhos mais fáceis de chegar e que, consequentemente, os que todo mundo vai percorrer.

A primeira página são títulos que todo mundo escreve.

Quando você pensa mais, você vai quebrando o ovo e alcançando outras camadas do raciocínio que poucas pessoas conseguiram alcançar. Amigo, é exatamente aí que mora o ouro.

Esta é a primeira teoria para estes dois títulos com mesmo raciocínio: eles saíram da casca do ovo e não da gema. Não foi plágio, foi um caminho previsível de alcançar.

Então fica a dica-mor: PENSA MAIS, MULEQUE!

 

O assunto rodado

redator publicirario

Outro fato que ajudou estes dois redatores a chegarem no mesmo raciocínio é o famoso ASSUNTO RODADO, ou seja, aquele tema que todo mundo já esgotou a criatividade nele.

Off-road é um dos universos mais habitados por redatores de todos os tipos (olha aqui que eu não tô mentindo). Milhares de nós já fizemos algo para esse tema, e muito provavelmente sem briefing, só pra colocar na pasta. Porquê? Pois é um assunto muito divertido de treinar títulos e pensar caminhos.

Eis o problema: quanto mais gente caminhando em torno do mesmo assunto, menos caminhos virgens você vai encontrar. Alguém, algum dia, já teve o mesmo raciocínio que você, não importa se ele pensou 1 dia ou 10.

Ser original em um assunto rodado é muiiito mais difícil. E, na publicidade, originalidade é coisa que define carreira.

Por isso, aqui vai uma dica que eu sempre dou para muitas das pastas que me encaminham: se for pra criar título fantasma, vai pra um nicho de mercado pouco habitado. Você vai ter mais chances de ser criativo nele.

Como? Ao invés de fazer mais um título de cerveja para o público masculino, que tal fazer títulos de cerveja para o público feminino? Além de facilitar seu brainstorm de títulos, você ainda vai mostrar que é capaz de ser criativo não só no título, mas em um posicionamento inteiro.

Olha só uma cerveja que assinaria bem uma campanha de títulos para mulheres:

 

Resumão do redator

assunto rodado redacao publicitaria

O que aprendemos hoje, então?

1) Pensar mais é essencial para escrever títulos verdadeiramente criativos e com poucas chances de encontrar um irmão gêmeo por aí. Portanto, escreva 10 páginas de títulos, no mínimo.

2) Investir a sua criatividade fantasma em nichos de mercado pouco explorados, aumentam suas chances de ser realmente criativo.

Então foge de Havaianas do Brasil, cerveja pra homem e off-road de aventura.

 

E aí? Você já teve um título “copiado” antes? Já viu um título com o mesmo raciocínio do exemplo acima? Discorda de tudo que eu falei aqui? Seja bem-vindo! Os comentários são 100% abertos e sem censura (desde que não seja um ctrl+c e ctrl+v de palavrões em looping).

 

fabi soares autora so titulos

2 thoughts on “Cópia de títulos: o que são, como acontecem, como se reproduzem?

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